Terra-Média

 

Terra-Média

Terra-Média

spoiler-alert1

                    Terra-Média é um dos continentes do planeta Arda que está dentro do universo Eä, onde se passam maioria das histórias escritas por Tolkien, se passando todas elas na Terra-Média, muito raramente eles vão para outro continente. A partir do final da Segunda Era e do Começo da Terceira Era (Eras contadas a partir da chegada dos filhos de Illúvatar e do surgimento do Sol e da Lua) a Terra-Média é o único continente conhecido em Arda.

                     Arda antes da mudança do Mundo na Segunda Era Arda era composta por dois continentes principais: Aman (A Terra dos Abençoados ou a Terra dos Imortais) e a Terra-Média. Devido a rebelião dos Númenorianos os Valar recorreram a Eru Illúvatar e Aman foi retirado dos planos materiais e Arda ficou redonda (como o nosso planeta) andes disso Arda era um mundo plano.

Arda

                           Como Eä surgiu está retratado no Silmarillion, no livro conhecido como Ainunlindalë, além disso tudo o que será dito aqui pode ser encontrado no Silmarillion ou Na História da Terra-Média. Eä surgiu dessa forma: Antes de tudo havia Eru, chamado o Illúvatar, primeiro ele criou os Ainur, surgidos de seu próprio pensamento, ele lhes propunha temas musicais e eles cantavam em sua presença e ele se alegrava, mas por muito tempo eles cantaram sozinhos enquanto os outros escutavam pra compreender melhor seus irmãos. Depois de um tempo Eru propôs um tema com imagens esplendidas e magníficas e disse para os Ainurs criarem juntos e em harmonia uma música magnífica. Então eles cantaram e por muito tempo essa foi a melhor música já ouvida na história e somente o coro dos Ainurs e dos Filhos de Illúvatar depois do fim dos tempos poderá superar essa música. Mas depois de um tempo Melkor, o Ainur com os maiores dons, quis colocar motivos de sua própria imaginação na música tirando assim a harmonia com o tema. Isso acabou gerando uma dissonância, que fez com que a música parecesse uma tempestade furiosa. Então Eru se levantou e levantou a mão e propôs mais um tema e novamente isso aconteceu. Depois Eru se levantou de novo e propôs um terceiro tema que era suave e calmo, mas não poderia ser subjugado, então começaram a se ouvir duas músicas e não mais a bagunça que estava nos dois primeiros temas. Depois disso Eru se levantou de  novo com uma cara terrível e levantou as duas mãos e a música sessou. Depois disso tudo Eru falou com os Ainurs e disse que mesmo Melkor (também conhecido como Morgoth) tentando mudar a música pela sua própria vontade, tudo serviu para cumprir a vontade de Eru. Aí ele mostrou a visão do que eles haviam cantado e eles viram Eä, todos os momentos da história de Eä até pouco antes do fim (por isso nem Manwë sabe o que vai acontecer próximo ao final de Arda). Depois a visão se apagou e Eru começou a aplicar a Chama Imperecível e tornou a canção e a visão realidade, criando assim Eä, Arda e a Terra-Média. (Até hoje ainda podem ser ouvidos trechos das canções no mar, só que ninguém nota). Assim depois que Eä foi formada alguns dos Ainurs foram para Arda para preparar o mundo para a vinda dos Filhos de Illúvatar que sabiam que viriam, só não sabiam quando, e esses Ainurs ficaram conhecidos com Valar e seu poder ficou preso a Eä para sempre até o seu fim, um dos Valar (Manwë) foi o primeiro rei de toda Arda. E fizeram sua morada em Aman, principalmente na cidade de Valinor. Assim eles foram preparando Arda para a vinda dos Filhos, só que tudo o que eles faziam Melkor corrompia ou destruía, e demorou muito tempo e muitas guerras se passaram até Arda (Terra-Média) ficar razoavelmente pronta para a vinda dos Primogênitos (Elfos) e dos Sucessores (Homens), enfim os Filhos de Illúvatar. O resto da criação e formação de Arda (com mais detalhes) está escrito no Silmarillion.

                          Depois da chegada dos Filhos Illúvatar a Terra-Média teve Quatro Eras registradas que são:

  1. A Primeira Era: As Silmarils, Beleriand, o reino dos Elfos e as Guerras com Morgoth: nessa Era aconteceu o domínio dos Elfos sobre a Terra-Média e todas as batalhas da Guerra contra Morgoth para recuperar as Silmarils e pela vingança dos Noldor (um clã dos Elfos que foram para Valinor antes da destruição das Árvores) e também o sofrimento da Terra-Média por causa da Maldição de Mandos em cima dos Noldor. Maioria dos cânticos registrados se passam nessa Era.
  2. A Segunda Era: Númenor: depois de vencida a Guerra contra Morgoth, Morgoth é expulso para sempre de Arda, os Eldar  (Elfos que foram para Valinor antes da destruição das Árvores) na Terra-Média foram perdoados e convidados para ir morar em Aman, as três casas dos Homens Amigos dos Elfos (Edain) foram recompensados e ganharam uma ilha que não faz parte nem de Aman nem da Terra-Média, mas fica mais próximo de Aman, ganharam também sabedoria e vida extremamente prolongada. Assim surgiu Númenor. Númenor se mantém um reino de paz, mas depois de um tempo começa a dominar a Terra-Média e guerreia contra Sauron, mais importante servo de Morgoth. Sauron tenta dominar toda a Terra-Média.
  3. A Terceira Era: Sauron e os Anéis de Poder: depois da queda de Númenor ocorre a Mudança da Terra, ela se torna redonda e Aman é retirada para sempre dos círculos do mundo. Dos Númenorianos que permaneceram fiel surgiram dois reinos: Arnor, fundado por Elendil no norte da Terra Média; e Gondor, fundado pelos filhos de Elendil Isildur no sul da Terra-Média às portas de Mordor. Depois acontecem a Guerra do Anel entre esses reinos e Sauron, no final da Terceira Era Sauron é derrotado com a ajuda dos Hobbits, o povo pequeno (Peniath em Sindarín) que ajudam nas batalhas dos Campos de Pelennor e Frodo destrói o Um, o Anel de Sauron.
  4. A Quarta Era: A Era dos Homens: poucos registros se têm dessa Era o que se sabe é que todos os Elfos deixaram a Terra-Média e as outras raças começaram a diminuir ou foram subjugadas pelos homens, os Anéis de Poder já não estão mais lá e o poder dos Senhores do Escuro já não existe mais, só que sua semente nunca mais poderá ser destruida.

As principais línguas faladas na Terceira Era da Terra-Média são:

  • Quenya: Alto-Élfico também conhecido como “latim dos elfos”, é a língua usada pelos Eldar em Eldamar, trazida pelos Noldor quando foram exilados de Aman, só que essa é uma língua cerimonial usada apenas em importantes eventos, os nomes dos Reis de Númenor, Gondor e Arnor eram nessa língua, como também muitos lugares importantes.
  • Sindarin: Élfico-Cinzento é a língua dos Elfos que ficaram na Terra-Média depois da convocação dos Valar usada em Beleriand e principalmente no Reino do Rei Thingol, Dorith, os Elfos-Cinzentos ou Sindar.
  • Westron: versão enobrecida com palavras de Élfico da ancestral língua dos homens, foi trazida pelos Númenorianos à Terra-Média, hoje é usada como língua geral na Terra-Média principalmente em Gondor e Arnor.
  • Adûnaico: Língua ancestral dos homens da Terra-Média, surgiu quando esses acordaram na Terra-Média, usada em maioria dos povos dos homens, sendo enobrecida com palavras em Quenya pelo povo de Númenor para criar o Westron que atualmente é a língua geral, mas ainda é usada em alguns povos, como Rohan, ainda usavam esse língua por ser extremamente parecida com a língua geral, mesmo assim falam a língua geral livremente.
  • A Língua Negra de Mordor: Criada pelo Senhor do Escuro, Sauron, para seus servos, nínguem se atreve a usa-la, diz-se que Sauron pode ouvir tudo o que é dito nessa língua. As inscrições do Um estão nessa língua.

Senhores do Escuro já existentes na Terra-Média:

  • Morgoth: primeiro Senhor do Escuro, mestre de Sauron, ele era um dos Ainurs (Valar) que veio à Arda, mas procurava realizar a própria vontade e entendimento, e acabou crescendo uma grande maldade e inveja em seu coração, procurando dominar toda Arda e destruir ou corromper tudo de bonito e bom que os Valar faziam. Ele guerreou com os Elfos durante a Primeira Era até ser derrotado pelos Valar e expulso permanentemente de Arda para o Vazio. Seus reinos foram em Utumno e depois em Angband.
  • Sauron: Servo de Morgoth sempre seguindo a sua vontade, mesmo depois de ele ser expulso de Arda sua vontade continuava em Arda, ele também era um dos Ainurs que vieram à Arda só que de um tipo mais fraco conhecido como Maiar. Depois que seu mestre é expulso de Arda no final da Primeira Era ele tenta dominar a Terra-Média, ele engana os Mestres dos povos da Terra-Média para criarem os Anéis de Poder, mas em secreto ele cria o Um Anel o mais poderoso de todos os Anéis e todos estão submetidos a ele, ele distribui nove anéis para os homens, que são enganados e acabam virando os nove Nazgûl, sete para os Senhores Anões, que lutam contra ele não são dominados, mas perdem os anéis, e três para os Elfos dos quais nunca tocou. É ele que causa a queda de Númenor e depois a Guerra do Anel. No Final da Guerra do Anel ele é derrotado e tem que sair de Arda estando fraco demais para voltar de novo, só poderia voltar se seu mestre Morgoth o curasse e devolvesse seu poder. Seu reino foi em Mordor.

 

Principais Raças existentes na Terra-Média:

  • Elfos: Os Primogênitos, Filhos de Illúvatar, chegaram logo após Varda criar as principais estrelas, dominaram a Terra-Média durante a Primeira Era e ajudaram os humanos durante as duas próximas em suas guerras. Em geral são parecidos com os Homens, só que mais sábios, mais belos, mais habilidosos e menos corruptíveis do que os homens. São praticamente “Imortais” não morrem por velhice ou doença, só podendo morrer se forem mortos, só que seus espíritos vão para os palácios de Mandos e nunca deixam Arda tendo sua vida ligada ao mundo. Depois da Terceira Era todos os Elfos deixaram a Terra-Média pelos Portos Cinzentos indo até Aman pelo caminho que ainda existia. O único Elfo que se pode ter certeza que permaneceu na Terra-Média durante uma parte da Quarta Era foi o Legolas.
  • Homens: Os Sucessores, Filhos de Illúvatar, chegaram a Varda logo após o Sol ser colocado no céu, dominaram a Terra-Média a partir da Segunda Era até o fim dos tempos lutando em todas as Guerras desde a sua chegada. Diferentemente dos Elfos os Homens envelhecem adoecem e morrem e depois da morte seus espíritos passam por um tempo de espera no Palácio de Mandos e depois saem de Arda indo para um destino desconhecido a todos até mesmo para os Valar que não podem impedir esse destino. São exatamente iguais os humanos do nosso mundo, a única exceção são os Númenorianos, que vivem muito mais tempo, são mais altos Sábios e belos que os outros da Raça dos Homens.
  • Anões: Não são dos Filhos de Illúvatar, foram criados por Aulë, ferreiro dos Valar, que estava impaciente pra chegada dos Primogênitos e resolveu criar a própria Raça e os fez resistentes e incorruptíveis sempre tomando as próprias decisões devido a, naquela época, a Terra-Média estava sobre a Sobra de Morgoth. Eru acabou descobrindo só que permitiu que os Anões vivessem só que os fez dormir até a chegada dos Primogênitos, pois não permitia que chegassem antes deles. Os Anões são mais baixos que os Homens, são barbudos, fortes, insensatos e menos corruptíveis que os homens. Durante a Terceira Era não tem uma grande amizade com os Elfos. São extremamente habilidosos como ferreiros e sua habilidade para manejar metais não é superada nem mesmo pelos Elfos. Eles vivem muito mais que os humanos, mas depois da morte seu destino é desconhecido. Não se sabe se terão o mesmo destino que os Filhos depois do Fim dos Tempos.
  • Hobbits: São descendentes dos Humanos tendo o mesmo destino e sua origem ao longo do tempo. São baixos indo de 80cm até 1,20m de altura , têm pés grandes e peludos e vivem em tocas. O pouco que se sabe de sua história é somente depois da colonização do Condado na Terceira Era, sempre foram considerados insignificantes até mesmo por Sauron. São preguiçosos adoram refeições e odeiam aventuras. Sua participação é fundamental na vitória sobre Sauron na Guerra do Anel. A palavra Hobbit é uma versão corrompida da palavra Holbytla da língua de Rohan dando uma dica sobre sua origem.
  • Orcs: pouco se sabe sobre a origem dessa Raça, se sabe que ela foi criada por Morgoth para serem seus servos, possivelmente são Elfos que Morgoth capturou e corrompeu porque Morgoth não têm poder para criar vida, somente Eru têm esse poder.
  • Águias: são iguais as Águias do nosso mundo só que maiores. Servos fiéis de Manwë enviando todas as informações sobre a Terra-Média antes da Primeira Era, são de extrema importância na Guerra pelas Silmarils na primeira era e a Guerra dos Cinco Exércitos e a Guerra do Anel na Terceira Era. A maior de todas as águias foi Thorondor Senhor das Águias na Primeira Era.
  • Dragões: criados nãos se sabe como por Morgoth durante a primeira Era. Só quatro dragões têm seus nomes revelados. Glaurung foi o primeiro dos Dragões e Samaug o último. Apreciam muito o ouro e durante a Segunda e Terceira Era saquevam muitos reinos formando grandes riquezas.
  • Ents: Quase nada é sabido da história dos Ents. Depois que os Anões foram adormecidos por Eru para que esperassem a chegada dos Elfos, Aulë disse a Yavanna, sua esposa que ama tudo aquilo que cresce na terra, que os Anões criados por ele precisariam de madeira e para isso derrubariam suas amadas árvores. Depois disso, Yavanna recorreu a Manwë e apelou para que ele protegesse as árvores. Teve uma época em que toda Eriador era uma floresta e parte de seus domínios, mas foi derrubada pelos Númenorianos da Segunda Era ou destruída pela guerra de Sauron e Elfos na Segunda Era.

 

Obs.: De acordo com Christopher Tolkien e com algumas cartas de Tolkien Arda é o nosso mundo, a Terra, só que numa época diferente (isso dentro do mundo ficcional), com a Terceira Era acabando 600.000 anos antes da nossa Época. E todos os escritos sobre a Terra-Média foram escritos no Livro vermelho do Marco Ocidental escrito por Bilbo Bolseiro, Frodo Bolseiro e Samwise Gamgi (a parte de história, o resto foi escrito pela filha de Sam Elanor Gamgi).

 

-Solidsnakegfgbr

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s