Magos da Terra-Média

the_five_by_tristan_haohao_content

 

spoiler-alert1

 

Atenção essa postagem pode conter Spoilers.

 

                Os magos são personagens muito comuns em maioria dos livros de fantasia, sendo extremamente normais e qualquer um pode se tornar um, ou quase qualquer um, mas na obra de Tolkien isso é diferente, os magos são uma raça a parte, eles são especiais e são apenas cinco, com isso muitas dúvidas podem surgir na mente dos Nerds noviços, mas agora alguma dessas dúvidas serão esclarecidas.

                  Os magos são Ainur da ordem dos Maiar (a mesma de Sauron) enviado pelos Valar, durante a Terceira Era, para ajudar a vencer Sauron e trazer de volta a paz e o equilíbrio à Terra-Média, já que desde o final da Segunda Era eles não poderiam mais fazer isso por eles próprios, eles são chamados de Istari (sábios) pelos Elfos. Eles são cinco, Gandalf (Mithrandir) o Cinzento, Saruman o Branco, Radagast o Castanho e os dois Magos Azuis Alatar e Pallando. Os Magos Azuis nunca apareceram em nenhuma das obras de Tolkien e não se sabe o que aconteceu a eles, rumores dizem que eles se perderam nas Montanhas Azuis e nunca mais foram vistos e outros dizem que eles sucumbiram a Sauron. Os Magos Tecnicamente têm o mesmo poder que Sauron, porém eles não podem usar esse poder porque eles não desceram à Terra-Média na sua forma divina, mas sim numa forma humana, dessa forma seus corpos não suportam todo aquele poder. O único dos cinco Magos que nunca se desviou de sua missão foi Gandalf, que seguiu em sua missão até o final, até a derrota definitiva de Sauron. Saruman traiu a ordem dos Magos e foi para o lado de Sauron com a esperança de poder pegar o Um Anel para ele, Radagast passou a viver junto dos animais e plantas e desistiu de sua missão, mas nos contos Inacabados se revela que ele foi escolhido por Yavanna para cuidar da fauna e da flora da Terra-Média, tarefa que não acabaria depois da derrota de Sauron e dos Magos Azuis não se tem informações. Aquela aventura com a comitiva dos Anões no Hobbit fazia parte da missão de Gandalf, seu objetivo era eliminar um inimigo em potencial na guerra contra o Sauron, no caso o Smaug.

               Gandalf e Saruman já “morreram” (eles não podem morrer, como os Elfos, mas seus corpos foram destruídos), Gandalf morreu na batalha contra o Balrog  nas profundezas de Moria, mas ele foi “ressuscitado” (recebeu um novo corpo) pelos Valar e retornou como Gandalf o Branco, tornando-se assim o novo líder dos Magos depois da traição de Saruman. Saruman teve sua garganta cortada pelo seu servo Língua de Cobra nas portas do Bolsão durante o Expurgo do Condado no Senhor dos Anéis o Retorno do Rei.  Sobre Radagast Tolkien não conta se ele morreu ou não, ou se ele voltou para as Terras Imortais e sobre os Magos Azuis ninguém tem mais informações.

                Gandalf é o único dos Magos em que se sabe que retornou para as Terras Imortais, isso aconteceu porque ele completou sua missão e porque ele foi um dos portadores dos Anéis, ele portou o Anel de Fogo desde que chegou à Terra-Média pelos portos cinzentos, ele recebeu esse anel de Círdan o Senhor dos Portos porque quando ele chegou Círdan viu que a sua tarefa seria muito mais complicada e importante que a de todos os outros magos e ele precisaria de uma ajuda extra.

 

-Solidsnakegfgbr

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s