Porque Ficção-Cientifica é o “melhor” gênero do cinema

Blade_Runner_central_01

Nuqne’h(essa palavra esta em Klingon e significa “Olá” ou literalmente “O que você quer?!”. Essa é uma lingua ficticia criada para série de TV chamada Star Trek, que além disso é uma série de ficção cientifica) Nerds! Hoje irei falar porque ficção cientifica é o melhor gênero tanto do cinema quanto na TV. E Não esclareça suas duvidas sobre Star Wars aqui!

A ficção cientifica nasceu com Mary Shelley(Frankstein), Julio Verne(Viagem ao centro da Terra) ,H.G Wells(Guerra dos Mundos) em 1800.  Um dos maiores sucessos da Ficção Cientifica foi o livro Guerra dos Mundos, e que causou polemica em 1938 quando Orson Welles(Radialista ou Locutor de Rádio, diga como quiser) leu um trecho do livro ao vivo e a população de NY achou que estava sendo realmente atacada por extraterrestre.

Mas a ficção cientifica só entrou no cinema quando George Mélies adaptou o livro Viagem a lua de H.G Wells em 1902. Um filme que detalha a história desse filme é A invenção de Hugo Cabret que foi lançado em 2011.

E foi em 1970 e 80 que a Ficção Cientifica explodiu no cinema. Mesmo já tendo tidos vários filmes até ali, foi nesse periodo de tempo que Hollywood realmente investiu nisso. Filmes como E.T, O Exterminador do Futuro, De volta para o futuro, Star Trek, Blade Runer, Robocop, e muitos outros bombaram, e foi ai que Hollywood percebeu que isso Sci-Fi gerava dinheiro. Então até hoje são lançados filmes assim.

E Star Wars nisso? Uma das caracteristicas da Ficção Cientifica é ter o foco no planeta Terra e/ou na Via Láctea. Pois uma das questões principais desse é a Futurologia, ou seja o objetivo é abordar os mais prováveis futuros para a humanidade, e além disso ele envolve a Ciencia do POSSIVEL. E caso não saiba SW se passa em “Uma galáxia, muito, muito distante” e naves gigantes que possuem propulsores que ultrapassam a velocidade da luz e para onde desejado, ou seja isso NÃO é FICÇÃO CIENTIFICA, mas isso não é algo que será discutido nessa postagem.

Outras caracteristicas da Ficção Cientifica são o Futuro, Alienigenas(,etc) e a questão da viagem no tempo, na verdade quase tudo relacionado ao “provavel” futuro da humanidade, como já dito. Além da Futorologia, ele explora a questão da Fisica, Biologia e Sociologia.

Mas porque você considera Ficção Cientifica o melhor gênero de todos? Muito simples, olhe ao seu redor, o que você vê? não estou dizendo a tela de seu computador ou celular, estou dizendo ao que está acontecendo no mundo. Robôs com inteligencia artificial; virús capazes de destuir gigantes sistemas, além da espionagem da NSA através dos aparelhos ligados a internet; A constante exploração do Sistema Solar; Os avanços da Física e dá Ciencia em geral; e a tecnologia aumentando cada vez mais. Pense bem estamos vivendo um filme, a vida é uma Ficção Cientifica, mas antes de tudo virar um catastrofe ou antes de um apocalipse. Caso você não percebeu a sociedade está caminhando para o fim de sua existencia, em muito breve.

Aqueles do fundo serão futuros Megazordes!

Além da idéia de que vivemos uma “Pré- Ficção Cientifica”, muitos fatos escritos por H.G Wells se tornaram realidade, como em Guerra dos Mundos, ele descreve o laser e, em The Sleeper Wakes, fala de portas automáticas. Wells não descreveu especificamente o celular, mas falou de um futuro em que as pessoas usariam meios de comunicação sem fios e correios de voz em alguns de seus romances. Suas “previsões” sobre a guerra também foram impressionantes. Tanques, bombardeamentos aéreos e mesmo bombas nucleares já estavam descritos em seus livros. Além dele, Julio Verne com a descrição de uma viagem à Lua também foi quase profética: o livro Da Terra à Lua (1865) é praticamente um rascunho do que ocorreu de fato com o projeto americano Apollo, em 1969. A duração da jornada (97 horas na ficção e 103, na realidade), o número de tripulantes (três), os locais de lançamento (a Flórida) e de pouso (o Mar da Tranqüilidade, na Lua), tudo parece ter sido previsto um século antes.

Eu acho que Ficção Cientifica é o MELHOR genero do cinema, pois além de ajudar tanto na Ciencia Futuristica,Fisica e Técnologia, ela teve um grande impacto cultural no mundo, mudando principalmente a forma de se pensar sobre o futuro e sobre o presente, e a idéia para a criação de novos utensilios tecnologicos que poderão nos ajuda, além da evolução das descobertas do universo e do nosso sistema solar.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s