Resenha: Matrix (1999)

Nuqne’h Nerds! E seja bem-vindo a Matrix!

Algumas semanas atrás eu estava revendo o primeiro filme da triologia de Matrix e eu decidi fazer resenhar sobre ele aqui, mas antes de começar a ler você tem que fazer uma escolha, entre a pilula vermelha e a pilula azul. A Pilula Azul você para de ler esta postagem e esta tudo acabado. E a pilula Vermelha você tomará e irá perceber que esse é só o começo…

Matrix foi dirigido pelos irmãos Wachoswki(Andy e Larry) e lançado em 1999. O filme conta a história de Thomas Andersen – que é interpretado por Keanu Reeves, o cara da direita na foto- um programador que trabalha numa das maiores empresas de softwares a Metacortex e que é um Hacker nas horas vagas também conhecido como Neo. E um dia através de sonhos ele é convocado por Morpheu – interpretado por Laurence Fishburne – a entrar na Matrix.

Após Trinity – interpretada por Carrie-Anne Moss -ter buscado por Neo e ter levado até Morpheu, ele lhe da duas escolhas, uma a pilula azul ” A história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar.” e a pilula vermelha “Você continuará no Pais das Maravilhas – uma ligação com uma frase dita antes: “Você agora deve estar se sentindo como a Alice no buraco do coelho” – e te mostrarei até onde vai a toca do coelho” ou seja você entrará na Matrix e irei te mostrar até onde ela vai.

Mas afinal o que é Matrix?

 

Nada melhor do que nos dizer o que é Matrix do que um conteudo do próprio filme. Neste video Morpheu explica para Neo o que é a Matrix e como ela funciona.

E Morpheu lhe revela que ele não esta no século XX ou na década de 90, mas que ele está a mais ou menos duzentos anos na frente, e que foi nessa época(anos 90 e em diante) que a humanidade desenvolveu maquinas com inteligencias artificiais próprias que após anos se aperfeçoou até ficarem mais poderosas que os humanos e não aceitarem mais serem comandadas por eles, fazendo uma guerra entre humanos e máquinas. E o Sr. Andersen acaba se tornando um membro da resistencia dos humanos (junto de John Connor).

Como a maioria dos filmes de ficção – cientifica(para nao dizer todos) sobre Humanos vs Máquinas, as máquinas ganham, e acabam usando os humanos como uma forma de “bateria”.

E Morpheus também lhe explica sobre os Agentes que são manifestações do sistema e que mantem a ordem dentro da Matrix e são programados para aniquilar qualquer coisa que mostre instabilidade dentro da Matrix.  E um dos principais agentes é o Agente Smith que é interpretado por Hugo Weaving.

E por que diabos Thomas Andersen foi convocado por Morpheus para entrar na Matrix? Muito simples, pois Morpheu acreditava que ele era o “One” ou “O Escolhido”, o encarregado para por fim na guerra entre as máquinas e os humanos e com o objetivo de destruir Matrix; e Morpheus acreditava tanto nisso que ele seria capaz de dar sua prórpia vida por Neo. Algo que quase acabou acontecendo, como avisado pelo Oráculo para Neo e também disse que Neo não era o escolhido.

E algo que eles não esperavam era a traição (pois quem espera uma traição) de Cypher em troca de dinheiro e fama dentro da Matrix, com o objetivo de entregar Neo ao Agente Smith, que acaba levando Morpheu. Ai, que entra o Oráculo que previu que a vida de Morpheu estaria na mão de Neo, então sem hesitar Neo acompanhado de Trinty entram na Matrix e fazem a melhor cena de ação do filme, quando fazem a invasão no prédio onde Morpheu esta sendo interrogado.

Após Trinity e Morpheu sairem da Matrix através do telefone fixo(que é a unica forma de sair) sobrou apenas Neo para sair quando o Agente Smith entra dentro de um mendigo que estava assistindo a cena(essa é uma das habilidades dos Agentes) e tenta matar Neo, mas não consegue e no final do filme, em busca de outro telefone para sair de Matrix, pois aquele que Trinity e Morpheu sairam foi destruido, ele descobre que ele é o Escolhido, conseguindo controlar e manipular a Matrix.

Hoje a várias interpretações de Matrix, tanto religiosas como politicas, mas eu acho que o mais plausivel é uma critica a humanidade, a como o ser humano vive. Além da frase do Agente Smith(que está ai em baixo), a auto-destruição do ser humano com a natureza quanto com si próprio estão bem destacadas no filme, e também a frase de Morpheu de que o ser humano é um escravo e que já nasceu dentro de um cativeiro.

Matrix pode ser qualquer coisa que você acreditar, mas apenas se tomar a pilula azul. Você pode até acreditar que Will Smith recusou o maior papel mais bem pago da história para fazer um filme que foi um “fracasso”, mas tudo bem, isso não passa de um sonho.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s