E Hoje morre o Chaves… RIP Roberto Gomes Bolaños

Morreu nesta sexta-feira dia 28 de novembro, aos 85 anos, Roberto Gómez Bolaños, o criador e ator que deu vida a Chaves e ao Chapolin.

A informação foi divulgada pela rede de TV mexicana Televisa. A emissora foi a responsável pela produção dos programas do humorista.

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o comediante havia se isolado com a família em Cancún segundo informações divulgadas no começo deste ano.

Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Bolaños começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. Começou a se apresentar como ator em 1960, no filme “Dois Criados Malcriados”.

Bolaños recebeu seu apelido por conta do nome do autor William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era “Chespirito”.

Em 1968, Chespirito foi chamado como escritor para um programa com duração de meia hora na rede TIM. Lá nasceu “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada”. Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.

Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. No Brasil os episódios gravados nos anos 70 reprisam até hoje.

Fonte: Jovem Nerd

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s